Histórico

O tempo passou. A civilização foi avançando rios adentro. Todo mundo falava, quando foram compradas as primeiras terras, por volta de 1970, que não haviam sido adquiridos metros quadrados nesta área: a compra tinha sido de metros cúbicos! Tudo era uma verdadeira “Veneza”, mas serviu para que o CESEP iniciasse no ano de 1977, pela Resolução Provisória N° 08/97-CEE, de 21 de janeiro de 1977, decorrente do Parecer N° 14/77-CEE exarado no processo 304/76-CEE. O CESEP é mantido pelo Centro de Educação Técnica do Estado do Pará. Sua linha educacional era voltada para a área técnica, daí até hoje oferecer seus cursos técnicos de nível médio, independentemente da preparação para as universidades e escolas superiores.

Começou com uma primeira série do Ensino Médio, tendo apenas 33 alunos inicialmente. Entre 1978 e 1980, completou-se a oferta do Ensino Médio, inclusive com as quartas séries técnicas, hoje integralmente aceitas e até estimuladas pela Lei de Diretrizes e Bases. Seus cursos iniciais foram de Patologia Clínica, Edificações,  Auxiliar de Administração,  Secretariado,  Contabilidade e de Publicidade. Com a evolução do mercado de trabalho, outros cursos profissionalizantes foram sendo estruturados e oferecidos, com concentração nas quartas séries técnicas, formando técnicos de nível médio para as necessidades do nosso Estado.

O CESEP é mantido pelo Centro de Educação Técnica do Estado do Pará, entidade civil, com estatuto social registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Belém, sob número de ordem 192, no Livro A-2 e registrado sob número de ordem 192, no Livro A-1.

Atualmente possui todos os níveis da Educação Básica e no Ensino Profissionalizante conta com os Cursos de Técnico em Segurança no Trabalho, Técnico em Informática, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Estética, Técnico em Vigilância Sanitária e Ambiental e Técnico em Radiologia.

Foi fundado por Paulo Roberto Carvalho Batista, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco e David Choueri Salomão Antonio Mufarrej.

Já atuou com unidades Educacionais em Carajás prestando serviços à Companhia Vale do Rio Doce e no município de Tucuruí, na vila Permanente prestando serviços à Eletronorte.

A partir de 2006, através da modalidade de Ensino a Distancia (EAD) semi-presencial, o CESEP está oferecendo em diversos municípios do Estado o curso de Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho. Uma excelente oportunidade para o aluno estudar sem sair de casa e aumentar as chances no mercado de trabalho.

Fomos também parceiros em diversas políticas públicas governamentais, o que podemos citar: PROFAE – Projeto de Profissionalização na Área de Enfermagem, e outros vinculados ao Ministério do Trabalho.

O porto dos primeiros tempos, das embarcações ribeirinhas e indígenas, virou porto do conhecimento e hoje nem mais se percebe os tempos das terras do Velho Quintas, uma vacaria que sobreviveu naquele charco.

Nesses novos portos, o que importa é o conhecimento para o desenvolvimento do ser humano e o reconhecimento e a descoberta de novas tecnologias, capazes de serem levadas rio acima, oceano adiante, em troca permanente, com o mundo desenvolvido.